Muitas propriedades físicas dos minerais são constantes, mas algumas delas, especialmente a cor, podem variar. Você pode identificar os tipos de minerais mais comuns por meio de suas propriedades físicas, diferenciando-os pelo formato, cor, brilho, dureza, clivagem e fraturas.

Em relação as propriedades físicas dos minerais, julgue as afirmativas a seguir.

I. O brilho é a qualidade e a intensidade da luz refletida pela superfície de um mineral. Minerais podem apresentar brilho metálico, como a galena, e não metálico, como a halita. Entre os brilhos não metálicos estão o vitrificado e o brilhante, que ocorrem no quartzo e no diamante, respectivamente.

II. A dureza representa a resistência de um mineral a abrasão, e é facilmente determinada pela Escala de Dureza de Mohs. A dureza de um mineral é derivado de sua composição química, de modo que minerais de mesma composição sempre possuem dureza semelhante.

III. Nem todos os minerais possuem clivagem, apenas aqueles que se quebram ou dividem ao longo de planos de fraqueza determinados pela força de suas ligações químicas. A biotita é um mineral que possui clivagem perfeita em uma direção, quebrando-se em folhas.

IV. Silicatos ferromagnesianos possuem cores mais claras, apesar da olivina ser verde. Já os silicatos não-ferromagnesianos possuem tons escuros, que podem variar em vários tons de violeta, marrom ou mesmo preto. Bons exemplos são a pirita, sempre de cor amarelo vivo, e a galena, de tom cinza chumbo.

Agora assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I, II, III e IV são corretas.

b)
Apenas as afirmações I, III e IV são corretas.

c)
Apenas as afirmações I, II e IV são corretas.

d)
Apenas as afirmações I, II e III são corretas.

Alternativa assinalada
e)
Apenas as afirmações I e III são corretas.

Resposta :

Outras perguntas