Muitas vezes a empresa tem várias fontes de financiamento para os diversos investimentos a serem feitos. Quando há várias fontes de financiamento para um determinado investimento, é preciso verificar a taxa mínima de atratividade (TMA) que faz com que o projeto de investimento seja viável ou não.

Diante disso, existe uma metodologia que possibilita o cálculo desta taxa mínima de atratividade que denominamos de Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) que significa a ponderação de cada um dos custos de capital a serem utilizados para o projeto de investimento.

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).



Diante das informações apresentadas, suponha uma empresa que deseja adquirir uma nova máquina para produção de uma nova linha de produtos. Todavia, esta máquina possui um valor elevado e a empresa não possui recursos suficientes para adquiri-la somente com recursos próprios. Sendo assim, a empresa optou por adquirir 70% desta máquina com recursos do BNDES e o restante com recursos próprios.

O custo do financiamento com o BNDES é de 5,65% a.a. e o custo dos recursos próprios é de 10,5% a.a.

Considerando esses dados, e utilizando o conceito do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.



I – O retorno que a nova linha de produtos precisa remunerar os investidores da empresa é, no mínimo, de 7,105% a.a.

PORQUE

II – A taxa de 7,105 é a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para o desenvolvimento desta nova linha de produtos, considerando o custo de cada fonte de financiamento como também a participação de cada uma dessas fontes no investimento total.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.



Questão 3Resposta

a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


e.
As asserções I e II são proposições falsas.

Resposta :

Outras perguntas