O século XIX, século da Pedagogia, conforme Cambi (1999) pontua, é um momento emblemático de luta de classes (entre a burguesia e o proletariado). Essa luta envolve cultura, sociedade, economia e política, e é claro que tudo isso reflete e se relaciona com as ideias pedagógicas e educativas da época.


Fonte: FIGUEROA, A. G. B. Teorias Pedagógicas aplicadas à educação especial. Maringá: UniCesumar, 2022.


Com base nesse período, analise as afirmativas a seguir:

I. Nessa conjuntura, o ato de educar se torna um mecanismo de controle (para a burguesia) e de emancipação social (para o povo).
II. Ao longo do século XIX a Pedagogia moderna começa a se modelar e a atuar junto com instituições voltadas para a educação. Dessa forma, a estruturação do sistema escolar e a sua administração são reavaliadas.
III. Temos um período marcado pela pluralidade de ideias, e o pensamento pedagógico passa a ser difundido em todas as partes do mundo.
IV. Nesse cenário, temos a oportunidade para o surgimento de pedagogias diferenciadas, em um contexto de ideias de liberdade defendidas por autores como Pestalozzi, Fichte e Froebel, que se tornam indicadores sociopolíticos e, por consequência, ideológicos, da educação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Resposta :

Outras perguntas