Alencar et al. (2018) fizeram uma pesquisa sobre a criatividade e a atuação docente. Com isso, descobriram que alguns fatores inibem atitudes criativas por parte dos professores, tais como: ausência de conhecimento de práticas pedagógicas e insegurança. Disserte sobre a criatividade ao papel do professor comprometido com a inclusão.



FONTE: ALENCAR, Eunice Soriano de et al. Criatividade em sala de aula: fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, jul. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 nov. 2018.



resposta esperada

A criatividade na prática docente pode contribuir para a efetivação da inclusão, pois pode gerar modificações no estilo de trabalho ou nas atitudes do professor. A criatividade pode, por exemplo, ajudar na superação de barreiras que se apresentam nas salas de aula. A criatividade pode ajudar na revisão de alguns conceitos, pensamentos, crenças, atitudes e comportamentos perante as diferenças individuais do alunado. Também pode ajudar a rever o papel ou a qualidade do exercício de sua profissão. Pode colaborar na remoção de impedimentos ou obstáculos ao aprendizado, na reelaboração de planos e atividades conforme os alunos vão sinalizando facilidades/dificuldades/necessidades. Em resumo: a criatividade pode ajudar no emprego de novas/diferentes metodologias de ensino, novas/diferentes formas de avaliação e na execução de adequações curriculares.

Resposta :

Outras perguntas