“A família patriarcal fornece, assim, o grande modelo por onde se hão de calcar, na vida política, as relações entre governantes e governados, entre monarcas e súditos. [...] A entidade privada precede sempre a entidade pública. A nostalgia dessas organizações compacta, única e intransferível, onde prevalecem NECESSARIAMENTE as preferências fundadas em laços afetivos, não podiam deixar de marcar nossa sociedade, nossa vida pública, todas as nossas atividades”

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil, 1936.
Levando em consideração o texto e seus conhecimentos sobre os aspectos políticos da Primeira República, é correto afirmar que
A
Foi uma política marcada pelo patrimonialismo, uma vez que os oligarcas usavam os recursos públicos para atender aos seus interesses privados.
B
A forma de governar foi marcada pelo patrimonialismo, por manter as regras impessoais no funcionamento da máquina pública.
C
A política foi dominada pelo populismo, caracterizado como a ligação direta entre o governante e o governado.
D
O populismo foi a forma de governar predominante durante toda a República, o que inclui a Primeira.
E
O patrimonialismo, marcado pelos interesses estrangeiros em aliança com os interesses da aristocracia cafeeira, determina a política na Primeira República.

Resposta :

Outras perguntas