Ao refletir sobre a escravidão no Brasil, é comum associar a escravidão a população negra, que veio traficada do continente africano.


"Entretanto, entre 1540 e 1570 foi o período do apogeu da escravidão dos povos indígenas que habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses".

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Os povos indígenas muito faziam uso das florestas ao seu dispor, para alimentação, medicamentos, para construção de casas, para objetos utilizados no dia a dia, o conhecimento adquirido e salvaguardado ao longo da história, produzem conhecimentos milenares e científicos.

II. Com a chegada dos portugueses vieram diversas doenças, que atingiram fortemente a população indígena, inicialmente, ainda que de forma invasiva os portugueses tiveram poucos embates face à população indígena, ocorre que com o passar do tempo, os portugueses passaram a submeter os povos originários a trabalhos forçados, castigos degradantes e desumanos, no implemento da escravização.

III. A escravização dos indígenas não têm muita importância para a história do Brasil, como eram muitos, viviam soltos, selvagens, era fundamental a domesticação.

IV. Os portugueses deixaram de escravizar a população indígena por reconhecerem o erro que cometeram ao afetar os costumes e a cultura dos povos originários.

V. Somente com a chegada dos Jesuítas em 1549 foi que se iniciou o combate incisivo contra a escravização da população indígena, visto que, os mesmos queriam apenas catequizar os povos originários e ampliar o número de fiéis da Igreja de Roma.

Resposta :

Outras perguntas