Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento. CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018. Com base nos estudos realizados na disciplina e diante do trecho acima, assinale a alternativa correta.
Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da manchete.

Alternativa 2:
É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a bola rebata no antebraço na hora do impacto.

Alternativa 3:
Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.

Alternativa 4:
Ao realizar a manchete, após o contato com a bola, no término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.

Alternativa 5:
Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.

Resposta :

Outras perguntas