A desnaturação de uma proteína envolve a perda da sua estrutura tridimensional, que é essencial para a sua função biológica. Essa estrutura é determinada principalmente pela sequência de aminoácidos e pelas interações, como ligações de hidrogênio, interações hidrofóbicas e interações eletrostáticas.
A desnaturação pode ser um processo reversível ou irreversível. No caso da desnaturação reversível, a proteína pode recuperar sua estrutura tridimensional e, portanto, sua função biológica quando as condições retornam ao normal. Por outro lado, a desnaturação irreversível ocorre quando a estrutura tridimensional da proteína é tão drasticamente alterada que não pode ser recuperada, mesmo que as condições voltem ao normal. Nesse caso, a proteína perde permanentemente sua função biológica.
Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Com relação aos agentes desnaturantes, assinale a alternativa correta:
A) Os agentes redutores são substâncias químicas que têm a capacidade de desfazer ligações entre carbonos (C-C) presentes nas proteínas.
B) O pH não afeta as ligações químicas presentes nas proteínas e, portanto, não tem impacto na sua estrutura tridimensional.
C) Os solventes orgânicos, como o álcool e a acetona, promovem alterações nas ligações hidrofílicas.
D) Os detergentes têm a capacidade de solubilizar proteínas em solução aquosa, interagindo com as regiões hidrofóbicas da proteína e reduzindo as interações hidrofóbicas entre elas.

Resposta :

Outras perguntas