A construção do problema é um dos momentos, senão o mais complexo do processo de produção de um projeto de pesquisa em ciências sociais. Trata-se de uma das primeiras tarefas do pesquisador. Para além da natureza flexível da investigação qualitativa, que permite, por exemplo, reformular dimensões de análise ou incorporar atores durante a investigação, a formulação de um problema permanece no desenvolvimento posterior da investigação. O problema sintetiza de forma complexa elementos do campo de estudo, abordagens metodológicas e estrutura teórica. Considerando as informações apresentadas no Almonacid e Galar, avalie as afirmações a seguir:
I - O tema da pesquisa é um ponto de partida essencial para a construção do problema e orienta a investigação subsequente.
II - O problema de pesquisa, uma vez formulado, não influencia as etapas subsequentes da investigação em ciências sociais.
III - A formulação do problema integra de maneira multifacetada os elementos do campo de estudo, métodos de investigação e a estrutura teórica subjacente.
IV - A definição do problema de pesquisa é o passo final no processo de produção de um projeto de pesquisa em ciências sociais.
É correto apenas o que se afirma em:
Questão 4Resposta
a. II e III.
b. II e IV.
c. I e III.
d. I e II.
e. III e IV.

Resposta :

Outras perguntas