ATIVIDADE III
1- Embora a Ginástica Para Todos (GPT) possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A GPT é centrada no aluno, onde as sensações são importantes e o valor técnico transpassa ao campo das emoções. A GPT está além de movimentos rígidos, existe a valorização da espontaneidade. A intensão da GPT é através do movimento colaborar na construção de pessoas que se tornem protagonistas da sua própria história. Para isso o movimento precisa fazer sentido, trazer prazer.
Com base no contexto, analise as asserções abaixo e escolha a que mais se identifica com a GPT.

A) É uma nova forma de competição ginástica que prioriza elementos culturais variados.
B) Recorre na sua versão feminina a elementos como arco, bola, maça e fita.
C) Tem como elementos marcantes de sua prática corporal a liberdade de expressão, a criação e o componente lúdico.
D) Não se volta para o divertimento e prazer, pois se compromete com a formação corporal global.
E) Tem regras que se aproximam das demais modalidades ginásticas, sem descaracterizá-las.

2- Praticar Ginástica Para Todos (GPT) é muito mais que participar de festivais e é irrefutável, que durante um processo de ?construção? de um trabalho de GPT onde verdadeiramente existe a oportunidade de atuar na possível formação e transformação dos indivíduos e da sociedade onde atuam. A GPT simplesmente procura sintetizar as manifestações corporais em coreografias, apresentadas de forma estilizada ou não, se apropriando dos elementos culturais de onde se desenvolvem, se baseando nas atividades gímnicas informais e formais.
Com base no texto, avalie as asserções abaixo referentes as características definidas na realização de eventos de GPT.

I. Liberdade de participação sem regras predefinidas.
II. Definição prévia das regras de pontuação com a interação de todos os participantes.
III. Os eventos são realizados com a apresentações de coreografias baseadas somente na utilização das ginásticas artística e rítmica.
IV. Os eventos de ginástica para todos envolvem atletas com alto nível técnico que apresentam de forma lúdica suas habilidades.
V. Envolvem a realização de coreografias previamente definidas com obrigatoriedade no manuseio de aparelhos.
A) apenas II está correta;
B) apenas I, III e IV estão corretas;
C) apenas I, II, III e IV estão corretas.
D) apenas I, III e V estão corretas;
E) apenas I está correta;

3- Dentre os processos que auxiliam a construção da composição coreográfica, estao as etapas proposta por Kneller (1978), qual seja:

A) A iluminação: a idéia é escolhida pelos integrantes.
B) A incubação: em que há o levantamento de dados que pode ser realizado por meio de pesquisas diversas.
C) A incubação: integrantes selecionam os movimentos e os lapidam para a inserção na composição.
D) A apreensão: o momento inicial que serelaciona com o despertar do interesse que balizará etapas subsequentes.
E) A apreensão: momentos de ensaios para fixação da composição pelos praticantes.

4- A Ginástica para Todos instiga a criatividade e criticidade dos praticantes quando da prática da ginástica por diversos fatores, exceto:

A) movimentos.
B) vestimentas.
C) regras.
D) materiais.
E) número de participantes.

5- Do ponto de vista histórico, a GPT adentra no Brasil:

A) No início do século XX, com a colonização alemã.
B) Na década de 60, com a vinda da Associação Cristã de Moços.
C) Na década de 80, sobretudo com os festivais FEGIN.
D) Na década de 50 do século XX, após a Ginastrada Mundial.
E) Incorreta. No Brasil, o reconhecimento da GPT e suas possibilidades em massificar a ginástica e torná-la mais acessível ocorreu em meados da década de 80 do século XX. C Confederação Brasileira de Ginástica ganha sua autonomia em 1978 (antes acoplava-se à Confederação Brasileira de Desportos) e com parceria com a Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Minas Gerais) passa a promover o Festival de Dança e Ginástica (FEGIN) que se tornou ícone do empenho em apresentar as mais diferentes ginásticas com dança, manifestações culturais, circo, dentre outros. Em 1986 o Comitê Técnico de Ginástica Geral (atualmente Ginástica para Todos) é oficializado (CARBINATTO, SOARES e BORTOLETO, 2016; LOPES e CARBINATTO, 2021).

Resposta :

Outras perguntas