“[...] se professores e teóricos procurarem, sob o manto da ‘língua’ a multiplicidade e complexidade linguística e cultural natural em qualquer comunidade ou sujeito falante, ao invés de procurar a ‘unidade’ 675 na diversidade; se encararmos realmente o múltiplo, as ‘misturas’, as diferenças, ao invés de buscar as semelhanças estruturais para justificar uma pretensa ‘unidade sistemática na língua’ ou mesmo um sistema que incorpore a variabilidade; se entendermos como multilinguismo o que chamamos de variação dialetal, seria mais fácil compreender e trabalhar com a pluralidade cultural dos usuários das escolas brasileiras" (Cavalcanti; Bortoni-Ricardo, 2007, p. 61).

Fonte: CAVALCANTI, M.; BORTONI-RICARDO, S. M. Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

A partir do excerto, evidencia-se que a apresentação da língua materna como disciplina escolar deve estar calcada em práticas fundamentadas por teorias que entendem a língua como organismo vivo. Com base nesta informação analise as asserções a seguir:

I. A mudança de postura dos professores em sala de aula impactaria positiva e diretamente na aprendizagem dos alunos mesmo que estes adotassem posturas teóricas tradicionais.

PORQUE

II. O conhecimento da regra e das estruturas de forma fixa e normativa é a grande tendência teórica que é postulada no ensino de língua materna na modernidade.

Resposta :

Outras perguntas