Nos últimos anos, os avanços na área de saúde causaram impactos positivos, como o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Este é um fenômeno mundial devido, principalmente, a avanços na medicina e a melhorias na qualidade de vida. Porém, sobretudo a partir de 1980, as causas externas (acidentes e violências) de morbimortalidade passaram a constituir grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030[recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância, 2021. .

Considerando o texto mencionado acima, com relação ao panorama da mortalidade por causas externas (acidentes e violências) no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I - Devido a gravidade das lesões provocadas por acidentes e violências, a grande maioria das vítimas acaba precisando de atendimento ambulatorial, internação hospitalar ou reabilitação relacionada às sequelas físicas e/ou psicológicas.

II - A maior parte das mortes provocadas por acidentes e violências ocorre entre os idosos. Isso significa grande prejuízo para a sociedade, que se vê privada do potencial econômico e intelectual das vítimas em idade produtiva.

III - As agressões e os acidentes de transporte são as principais causas de óbitos por causas externas.

É correto o que se afirma em:

Resposta :

Outras perguntas