Simulado - Acelere sua Carreira Unopar 40 questões
1)
Texto 1

A redução do conceito de variação linguística a variação regional acaba por folclorizar (no mau sentido do termo) o fenômeno. Seria muito mais interessante fazer a aluna e o aluno reconhecerem que a língua é sim, heterogênea e variável, inclusive na fala e na escrita das pessoas altamente escolarizadas – jornalistas, escritores, ensaístas, publicitários, professores universitários, médicos, juristas etc. – sem nenhum vínculo com a cultura rural.





Texto 2

É possível afirmar, com precisão, que a variação se evidencia nos aspectos fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico, lexical e pragmático. Embora seja viável analisar a variação em cada nível de forma isolada, na prática, isso não ocorre. Os fenômenos de variação frequentemente afetam dois, três ou vários níveis simultaneamente. Isso é exemplificado pela marcação do plural apenas no primeiro elemento de um sintagma, como em "as casaØ bonitaØ" em vez de "as casas bonitas", evidenciando variação sintática na concordância e variação morfológica pela ausência do morfema {-s}. De acordo com Segato (2017, p. 50): “As variações estão presentes tanto na língua falada quanto na língua escrita. Para tanto é fundamental compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes situações”.





Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. Ao enfatizar que a heterogeneidade e variabilidade linguística não estão restritas a contextos rurais, Bagno desafia estereótipos e alerta para a necessidade de reconhecer a diversidade linguística mesmo entre grupos altamente escolarizados e diferentes situações.



PORQUE



II. A análise do exemplo da marcação do plural apenas no primeiro elemento de um sintagma, como em "as casaØ bonitaØ", reforça a ideia de que a variação linguística não se limita a uma única dimensão, mas é interconectada e multifacetada.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

2)
Texto 1

Poema “O nó da sabedoria”



Pra mode falar bonito

Meu juízo se encriquia

Não é urêia é orelha

Não é rudia é rodilha

Até Latra de Arelha

Que'u caprichei outro dia

Não é arelha é areia

Já abelha eu digo abeia

Vasilha eu digo vazia

Jurando tá tudo certo...

Tudo errado e eu não sabia

O certo é dizer vermelha

Não é viria é virilha

Não é parêia é parelha

Não é nuvia é novilha

De tanto escutar Mai Love

Maicon Jequison, calça Li

Eu jurava que baiguía

Era o inglês de ri-ri!!!

Eu vou parar por aqui

Adeus até outro dia

Que'u tou ficando enrolado

No nó da sabedoria

Eu tou agora assuntando

Se sabo eu tou me casando

Se com Marilha ou Maria



Texto 2

Uma comunidade única pode exibir variações linguísticas devido a fatores históricos, geográficos e socioculturais. Esses elementos influenciam a maneira como um indivíduo se expressa, e, por conseguinte, caracterizam a sociedade. A suposição é que, se as épocas, os locais e as culturas se transformam, a língua também se modifica, pois é um componente social intrinsecamente heterogêneo, desmentindo assim o mito da homogeneidade linguística. O linguista Marcos Bagno (2009, p. 47) afirma que “uma variação linguística é um dos muitos ‘modos de falar’ uma língua.”





Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. A língua permanece homogênea ao longo do tempo, resistindo às mudanças em contextos locais e culturais, por isso o poema aborda a gramática normativa ao corrigir palavras como “arelha/areia” e “abelha/abeia”.

II. O texto 1 apresenta diferentes modos de falar, como “viria/virilha” e “parêia/parelha”; o texto 2 corrobora a ideia de que a variação linguística consiste em uma das diversas maneiras de expressar-se em uma língua.

III. O poema aborda o empréstimo linguístico, assimilando palavras de outras línguas na língua materna. O eu lírico revela insatisfação em ter que aprender outras línguas quando ainda não domina a variedade padrão do português.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
I e III, apenas.

e)
II e III, apenas.

Resposta :

Outras perguntas