Respondido

30)
As questões centrais no estudo da relação dos movimentos sociais com a educação envolvem a participação, a cidadania e o sentido político da educação. Movimentos sociais pela educação abrangem questões de conteúdo escolar, gênero, etnia, nacionalidade, religião, deficiência, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais, dentre outros. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes. Geralmente, esses movimentos surgem da iniciativa de grupos que compartilham valores comuns e possuem os mesmos incômodos e demandas. Identificadas as similaridades e a necessidade de lutar por mudanças, os grupos se unem e formam os movimentos sociais. Podemos identificar diversas fontes de demanda na área da educação: o setor formal, composto pelas instituições escolares, e o setor não-formal, que engloba práticas cotidianas ou atividades estruturadas com o objetivo de formar indivíduos em determinadas habilidades, alheias às grades curriculares e certificações tradicionais de níveis de ensino.

Historicamente, as lutas pela educação formal/escolar nem sempre foram amplamente visíveis, geralmente ocorrendo entre os profissionais da educação através de associações de classe e sindicatos, com métodos tradicionais como greves, manifestações e extensas negociações. O foco dessas lutas tem sido principalmente o acesso à educação, desde o ensino infantil até o superior. No entanto, no século atual, uma nova dinâmica emergiu: manifestações de jovens, muitas vezes não ligadas a organizações tradicionais da sociedade civil, demandando não apenas acesso à educação, mas qualidade, indo além dos discursos políticos e promessas dos dirigentes.

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que

Alternativas:

a)
as lutas pela educação formal/escolar representam iniciativas desnecessárias, pois os direitos dos cidadãos já estão contemplados nos documentos oficiais.

b)
o “Compromisso Todos pela Educação” é um exemplo dos novos movimentos sociais na área da educação neste milênio que não tiveram grande repercussão.

c)
as demandas educacionais salientadas em movimentos sociais não possuem relação com as agendas políticas.

d)
as políticas de cotas e a instituição de programas como o Prouni não tiveram visibilidade por não permitirem mudanças significativas.

e)
o “Compromisso Todos pela Educação” é uma coalizão de pessoas do mundo empresarial voltadas para o acompanhamento da educação como ferramenta para o desenvolvimento do país.

Resposta :

Outras perguntas