Para Soares (2007, p. 51), “A partir do ano de 1800 vão surgindo na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas “formas” receberão o nome de “métodos ginásticos” (ou escolas) e correspondem aos quatro países que deram origem às primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas: a Alemanha, a Suécia, a França e a Inglaterra (que teve um caráter muito particular, desenvolvendo de modo mais acentuado o esporte). Essas mesmas sistematizações serão transplantadas para outros países fora do continente europeu”.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.



Marque a alternativa que, de acordo com Soares (2007), NÃO corresponde às principais características de escolas de ginástica que historicamente tiveram influência no Brasil:



a.
No Brasil, com o apoio de Rui Barbosa e Fernando Azevedo, o método sueco teve uma adequação maior aos estabelecimentos de ensino, por seu caráter pedagógico, social e com bases científicas. A ginástica era dividida em quatro partes, de acordo com o objetivo proposto: ginástica pedagógica ou educativa; ginástica militar; ginástica médica ou ortopédica; e, ginástica estética. A ginástica sueca vai se tornando a mais adequada para a Educação Física civil, seja no âmbito escolar, seja fora dele.

b.
No Brasil, a ginástica alemã também é atribuída aos soldados da Guarda Imperial que, ao deixarem o serviço militar, preferiram permanecer no Brasil e, assim, criaram inúmeras sociedades de ginástica com as características básicas traçadas por Jann, Guts Muths e Spiess.

c.
No Brasil, a implementação da ginástica alemã ocorre na primeira metade do século XX, devido ao número grande de imigrantes alemães em nosso país, com um sistema de ginástica que englobava exercícios de suspensão, exercícios de apoio e ginástica coletiva. O método alemão permaneceu oficial na Escola Militar até o ano 1912, mas não foi considerado o mais adequado pelos brasileiros, sendo substituído pelo método inglês.

d.
No Brasil, a ginástica francesa teve seu apoio legal a partir do ano de 1929, através de um decreto proposto pelo Ministério da Guerra, adotando o método francês, sob o título de “Regulamento Geral de Educação Física”. Esse método foi dividido em quinze séries de exercícios propostos por Amoros. Para Demeny, outro defensor desse mesmo método, o movimento a ser executado deveria ser completo, contínuo, ondulado e basear-se na independência das contrações musculares e ser interessante a ponto de prender a atenção do aluno.

e.
No Brasil, o método sueco ganhou força pelo apoio de Rui Barbosa, defensor da ginástica sueca de Ling, fundamentalmente por ela basear-se na “ciência” e relacionar-se com a medicina e com os médicos, grandes magos do Brasil republicano.

Resposta :

Outras perguntas