De acordo com Cardoso et al. (2020), as técnicas de geoprocessamento que envolvem o estudo do comportamento espacial dos objetos e fenômenos dispostos na superfície terrestre possibilitam a interligação de diversas ciências voltadas para estudos dessa natureza, como a Geografia da Saúde. A necessidade de se trabalhar com um grande número de dados, de naturezas e de fontes diversas, tem levado a um crescente uso de geotecnologias como suporte às análises do ​​​​​​​setor de saúde.

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre um instrumento de geoprocessamento e uma possibilidade de aplicação em estudos de saúde coletiva:


A.
Por meio dos Sistemas de Informações Geográficas, é possível que um pesquisador acesse, pesquise e faça o download de dados do departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) do País.


B.
Como o auxílio das técnicas de sensoriamento remoto, é possível extrair de imagens de satélites informações espaciais úteis para identificar áreas de risco quanto à presença de insetos transmissores de doenças.


C.
Com o suporte dos Bancos de Dados Geográficos do Sistema Único de Saúde (SUS), um pesquisador poderá manipular, visualizar e analisar dados de saúde, bem como implementar ferramentas de análise estatística.


D.
Com base nas técnicas de cartografia digital, é possível que gestores públicos armazenem, analisem e manipulem dados georreferenciados, alimentando, por exemplo, o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.


E.
Por meio de técnicas de fotointerpretação, é possível armazenar dados georreferenciados nos Sistemas de Informação em Saúde e estimar, por exemplo, as dimensões de um processo epidêmico em mapas temáticos.

Resposta :

Outras perguntas