"A corrupção em Cuba se transformou em um problema generalizado, que atinge tanto a cúpula do Partido Comunista como profissionais de fora da política, segundo os documentos do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana divulgados pelo Wikileaks.

Os novos dados revelados mostram que as práticas corruptas "reinam" em um regime empobrecido, assinala o jornal "El País".

Segundo os documentos, "essas práticas incluem suborno, desvio de recursos públicos e fraudes contábeis".

As mensagens do escritório americano ressaltam que o roubo e a corrupção é generalizada na Polícia, no setor turístico, no de transporte, no de construção e no de distribuição de alimentos.

Segundo os papéis do Wikileaks, as autoridades cubanas toleram as corrupções até certo ponto, mas podem atuar com contundência e severidade quando os desvios de dinheiro são muito grandes, daí as constantes destituições de ministros e altos cargos da Administração".



Considerando esse trecho sobre a corrupção, analise as afirmativas a seguir:

I - O Wikileaks é uma organização que se tornou famoso ao expor documentos sigilosos que comprovavam que casos de corrupção estavam centrados nos governos e não nas grandes empresas.

II - Apesar da esfera pública ser o holofote da corrupção em instituições, empresas e funcionários regidos pela norma pública, a corrupção também é identificada na esfera privada com o favoritismo, apropriação indébita e concorrência desleal.

III - No Brasil, o desvio de dinheiro é uma prática realizada em um esquema de rede que envolve políticos, empresários, funcionários públicos, doleiros e "laranjas", já identificados por inúmeros escândalos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e II, apenas.

d)
I e III, apenas.

e)
II e III, apenas.

Alternativa assinalada

Resposta :

Outras perguntas