Há dois processos de tomada de decisão, a centralização e a descentralização. A centralização dá o entendimento de que a autoridade máxima, que tomará a decisão, sempre estará próxima ao topo da hierarquia e, por consequência, no topo do processo de gestão; e a descentralização dá o entendimento de que a autoridade máxima, que irá tomar a decisão, está posicionada no nível mais baixo da hierarquia e, por consequência, no nível mais baixo do processo de gestão, sendo assim, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da hierarquia. Em relação aos dois processo, assinale a alternativa CORRETA que identifica as vantagens da centralização:
A) As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias, além do fato de que os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas.
B) As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.
C) As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional.
D) As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa. Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão em níveis mais baixos. O que acarreta em decisões mais consistentes com os objetivos empresariais globais.

Resposta :

Outras perguntas