Texto I
O tema da psicologia do testemunho vem se tornando cada vez mais importante na seara do direito. A Resolução n. 75, de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige que, nos concursos para a magistratura, seja objeto de avaliação no certame o processo psicológico e a obtenção da verdade judicial, assim como o comportamento das partes e das testemunhas.

Nesse sentido, temos que, na averiguação da verdade, as distorções envolvendo a recuperação de informações a respeito de fatos passados desagradáveis e significativos no âmbito de um processo não são raras. Além dos motivos conscientes, temos o fato de que o psiquismo adota mecanismos de defesa para evitar a repetição de sofrimentos anteriores.

A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicossocial auxilia com técnicas que não são jurídicas, consistindo na observação da subjetividade.
II. O relato por interrogatório pode ser dito como favorável ao depoente, pois não o pressiona.
III. No relato espontâneo, a depender da amplitude da descrição, a testemunha pode não ir direto ao ponto e pode expor preconcepções, que confundem a essência do manifesto.
IV. No relato informal, são as indagações que dão direção ao manifesto. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.

Resposta :

Outras perguntas