O planejamento corresponde à primeira e a mais importante das funções administrativas (planejar, organizar, dirigir, controlar), e consiste num processo articulado e racional para determinar antecipadamente os objetivos e os meios para alcançá-los (projetos, ações, métodos, técnicas etc.). O planejamento é inerente ao trabalho do administrador e não se restringe ao presente, mas projeta-se para o futuro, por isso as decisões do administrador voltadas para o futuro devem resultar de um processo que sintetize e apresente de forma organizada as principais informações da organização, tanto internas como externas. O planejamento trata de decisões e ações presentes e futuras, e também questiona e avalia os resultados dessas ações e decisões. Ele é um processo de análise e decisão racional que antecede e acompanha a ação da organização na procura de solução para os problemas, ou com vistas a aproveitar as oportunidades, com eficiência, eficácia e constância.



PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 267.



Tendo como base o texto, analise o seguinte caso fictício.



Fabiana é gestora da empresa Arizona Comércio de Brinquedos Ltda. A empresa vem passando por algumas dificuldades financeiras nos últimos anos, e o diagnóstico feito pela gestora é de que faltou um programa de ações que tivesse foco a longo prazo. Por essa falta de direcionamento a longo prazo, a empresa, que antes estava em boas condições financeiras, passou a vender menos e aumentou o volume de custos e despesas. Fabiana, agora, quer elaborar um roteiro de ações que possa contemplar um período de quatro anos, envolvendo toda a equipe de colaboradores na busca por resultados.



Considerando os conceitos relacionados às funções básicas da empresa, a partir do caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. É possível dizer que o programa de longo prazo proposto por Fabiana, com vistas a um período de até quatro anos, se encaixa nas características do planejamento estratégico.



PORQUE



II. De acordo com a literatura administrativa, o planejamento estratégico é o tipo de programa de ações que tem enfoque no longo prazo e que demanda a participação de toda a equipe de funcionários.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
A)
As asserções I e II são proposições falsas.


B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Resposta :

Outras perguntas