Dentre os vários problemas enfrentados no meio organizacional, as dificuldades com a comunicação é um dos mais comuns. Por exemplo: uma reunião de feedback na qual o colaborador não aceita as críticas construtivas de seu superior, ou o chefe é muito agressivo no retorno sobre o desempenho do funcionário; um colega que causa irritação com suas brincadeiras — com as quais não sabemos lidar — ou provocações que realizamos e consideramos inocentes, mas geram desconforto nos demais; uma reunião em que não expresso minha opinião por receio, ou na qual fico disperso, incomodando os colegas e atrapalhando o ambiente de trabalho.

No mundo empresarial contemporâneo, a capacidade de se comunicar bem é considerada uma habilidade valiosa. Os fatores para essa valorização são muitos: complexidade social crescente, maciça presença de novos meios de comunicação, equipes de trabalho que mudam a cada projeto, maior contato entre pessoas de diferentes áreas, necessidade de solução de conflitos em ambientes com grande diversidade e muito estresse, entre outros.

Em virtude disso, muitas organizações têm buscado cada vez mais treinamentos focados no desenvolvimento da comunicação de seus profissionais. Técnicas para apresentação em público; comunicação voltada para liderança, ambientes multiculturais e reuniões; e uso de novas tecnologias são tópicos constantemente abordados.

GELIS FILHO, A. e BLIKSTEIN, I. Comunicação assertiva e o relacionamento nas empresas. Gv Executivo, v12, no. 2 jul/dez 2013 pp.28 - 31.



Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

Resposta :

Outras perguntas