A Teoria Psicanalítica originou-se com um famoso médico austríaco, Sigmund Freud (1856-1939), que se preocupou em criar teorias que interpretassem o psiquismo humano através do entendimento dos impulsos e motivos interiores, o que chamamos de intrínsecos, muitos deles irracionais e de origem inconsciente. Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena e especializou-se em Psiquiatria. Fez sua residência médica na mesma cidade e, ao final dela, conseguiu uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com Jean Charcot e aprendeu o que seria, posteriormente, um dos seus importantes métodos de trabalho: a hipnose. Ao retornar a Viena, Freud manteve contato com Josef Breuer, um médico e cientista que lhe deu a oportunidade de acompanhar e fazer parte de um grande caso: Ana O. Este caso diz respeito à:

A, Uma jovem que cuidava de sua irmã e tinha pensamentos e desejos que ela morresse. Esse desejo foi reprimido e foi substituído pelos sintomas. Quando Ana O. estava sem o efeito da hipnose, ela não conseguia dizer de onde vinha o conjunto de sintomas, mas, assim que entrava em estado hipnótico, os sintomas desapareciam e ela contava, em detalhes, tudo aquilo que pensava e desejava.

B, Uma jovem que cuidava de sue irmão e tinha pensamentos e desejos que ele morresse. Esse desejo foi reprimido e foi substituído pelos sintomas. Quando Ana O. estava sem o efeito da neurose, ela não conseguia dizer de onde vinha o conjunto de sintomas, e em detalhes tudo aquilo que pensava e desejava.

C, Uma jovem que cuidava de sua mãe enferma e tinha pensamentos e desejos que seu pai morresse. Esse desejo foi reprimido e foi substituído pelos sintomas. Quando Ana O. estava sem o efeito da hipnose, conseguia dizer de onde vinha o conjunto de sintomas e contava em detalhes tudo aquilo que pensava e desejava.

D,

Uma jovem que cuidava de seu pai enfermo e tinha pensamentos e desejos que seu pai morresse. Esse desejo foi reprimido e foi substituído pelos sintomas. Quando Ana O. estava sem o efeito da hipnose, ela não conseguia dizer de onde vinha o conjunto de sintomas, mas, assim que entrava em estado hipnótico, os sintomas desapareciam e ela contava, em detalhes, tudo aquilo que pensava e desejava.

E, Uma jovem que cuidava de seu pai e mãe enfermos e tinha pensamentos e desejos que seus pais morressem. Esse desejo foi reprimido e foi substituído pelos sintomas. Quando Ana O. estava sem o efeito da hipnose, conseguia dizer de onde vinha o conjunto de sintomas e contava em detalhes tudo aquilo que pensava e desejava.

Resposta :

Outras perguntas