O ato de ler não é simplesmente uma atividade receptiva. A sua compreensão está ligada às significações e à força que elas assumem no uso comunicativo. O leitor sensível à criação poética “interage” com o autor na medida em que interpreta, ou seja, possui o aspecto prático e sabe ler as entrelinhas, fomentando a consciência crítica. Na relação com outro texto e, ao interpretar o universo de cada autor e obra, o leitor deixa sua posição passiva de receptor da mensagem, passando a construtor de novos saberes. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O leitor, nessa perspectiva, é compreendido como um elemento integrante da obra de arte literária. Ao privilegiar a recepção, o teórico concebe o texto literário como algo que abarca a dimensão estética e a social.
II- A literatura seria, então, um sistema construído pela produção, recepção e comunicação; portanto, seria a relação entre autor, obra e leitor.
III- Assim, a pessoa que lê estaria apta a receber informações e conhecimentos, cuja premissa é sustentada no fato de que a leitura é um momento que conduz ao aprendizado, mas também é uma interação, já que o leitor acrescenta os seus conhecimentos ao texto.
IV- A experiência de vida do leitor é importante para o ato da leitura, porque dela depende a compreensão e exige dele não somente o conhecimento linguístico, mas também o conhecimento de mundo.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

B) Somente a sentença IV está correta.

C) Somente a sentença I está correta.

D) Somente a sentença II está correta.​

Resposta :

Outras perguntas