Mittler (2007) afirma que a inclusão, no contexto educacional, envolve um processo de reforma e reestruturação das escolas como um todo (perpassando processos pedagógicos e mudanças estruturais) com o objetivo de assegurar o acesso de todos os estudantes às diferentes oportunidades educacionais propostas pela escola, sejam elas de lazer, de esporte ou de recreação. Para que isso aconteça, currículo, planos de ensino, avaliação e registros precisam ser coerentes e pensados levando em conta o aluno com deficiência, visando a adequações da escola para atender à deficiência e não o contrário. Pensando nisso, Diniz et al. (2019) sugerem que sejam feitas modificações metodológicas para atender a essas necessidades, ou seja, promover mudanças na forma como o professor intervém e manipula as variáveis da aula.

Sabendo que o conteúdo pode apresentar diferentes dimensões, sendo elas: conceitual, que aborda fatos, conceitos e princípios; procedimental, que apresenta a maneira, os procedimentos necessários para a aula; e atitudinal, que é o que se pretende construir em termos de atitudes e valores, imagine a seguinte situação:

Descrição da imagem não disponível

​​​​​​​Diante desse cenário, você deve:

​​​​​​​a) Apresentar uma atividade que aborde a unidade temática supracitada, esteja estruturada em todas as dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal) e inclua o estudante com deficiência.

b) Indicar a modificação metodológica que você realizaria nessa situação.

Resposta :

Outras perguntas