cedudulima
Respondido

Existem diferentes motivos para conflitos internacionais, mas as questões energéticas vêm movimentando conflitos principalmente desde o século XIX. Os hidrocarbonetos como o petróleo e derivados começaram a ser explorados de forma intensiva a partir da segunda metade do século XIX, principalmente nos EUA num primeiro momento e ainda hoje é a principal fonte de energia no Brasil e o no mundo. Considerando o tema apresentado no texto-base, avalie as alternativas a seguir:

I- A China no século XXI vem se tornando um grande ator social em busca de acessos às reservas de gás natural e petróleo, por meio de contratos com diferentes governos, bem como de exploração de estatais de petróleo chinesas em alguns países, sobretudo africanos.

II- No Sudão, país sancionado, os constantes conflitos e a saída da Chevron, facilitou a entrada das empresas de petróleo da China, que tem como princípio a não interferência na política local.

III- Na América Latina, os interesses americanos se voltam à Venezuela, país membro da OPEP desde sua fundação e grande produtor e exportador de petróleo, por isso, os EUA vêm apoiando os governos da Venezuela, caso dos governos Chaves e Maduro.

IV- O principal interesse dos EUA é garantir grandes volumes de combustível para atender às necessidades futuras, numa política chamada de estratégia máxima de extração, com interesses, sobretudo, no Golfo Pérsico, como mostraram as ações ocorridas contra o Iraque.

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I, II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.

Resposta :

Outras perguntas