A escola, a família e a sociedade







A escola influencia e é influenciada pela sociedade. Desta forma, precisa estar aberta para reflexões sobre as estruturas sociais, as transformações histórico-econômicas que atingem diretamente a família e, por consequência, a escola em sua totalidade: nas relações entre professores e alunos, alunos entre alunos, professores e familiares dos alunos e profissionais da escola e a comunidade.



A garantia de espaços e de profissionais com conhecimento para mediar estas reflexões é de grande urgência, pois o cotidiano nos revela a instalação de um sentimento de desesperança em relação ao papel da educação escolar nos rumos da sociedade.



Quanto aos profissionais envolvidos, estes apresentam sentimentos diversos, que pairam sobre a descrença no sistema, nas relações sociais e em seu próprio papel enquanto agentes facilitadores de novos conhecimentos, habilidades e competências.



Escola e sociedade precisam de ações urgentes, governamentais e civis, para que juntas possam construir espaços que ajudem a superar as contradições e que possibilitem ações objetivas na garantia de uma escola qualificada, segura e que cumpre a sua função social.



Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2016







De acordo com o texto acima e na visão dos clássicos da Sociologia, no que se refere à escola, é incorreto afirmar que:







A) É na escola que as crianças aprendem que se deve negar a vontade pessoal e sacrificar-se em função do todo social.



B) Escola e educação fazem parte da superestrutura, que condiciona o indivíduo aos desejos dos donos dos meios de produção.



C) A educação e a escola, como relação social, em que o objetivo da ação dos vários sujeitos é compartilhado.



D) Diferente de anos passados, no mundo escolar de hoje, não há conflitos institucionais de modernização a uma realidade democrática e plural.



E) A estruturação da escola de hoje com a escola de décadas anteriores é diferente, muda apenas o aspecto tecnológico, que muitas vezes não é utilizado por desconhecimento dos professores.










Alternativas corretas

d)

Gabarito

D)









A)

Alternativa incorreta. Na perspectiva Durkheimiana, a escola é a instituição capaz de preparar crianças e jovens para a sociedade, impondo-lhes o comportamento mais correto e a visão da consciência coletiva.



B)

Alternativa incorreta. A alternativa está de acordo com a visão de Marx sobre a escola e a educação.



C)

Alternativa incorreta. Retrata uma visão Weberiana da escola como relação social.



D)

Alternativa correta. A questão não retrata a realidade atual da escola, pois existem diversos conflitos institucionais, sobretudo com questionamentos sobre a postura pedagógica.



E)

Alternativa incorreta. Retrata a realidade atual, pois a escola antes era mais organizada, pois os alunos eram mais passivos diante de um autoritarismo que não existe mais hoje.





Autor: Matheus Vinicius

Resposta :

Outras perguntas