Para Cosson (2018, p. 16), “É no exercício da leitura e da escrita dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados da sociedade letrada e se constrói um modo próprio de se fazer dono da linguagem que, sendo minha, é também de todos” COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Desse modo, por que a concepção da escrita como resultado é extremamente mais nociva para a formação de leitores literários? ​Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativa 1: Porque escrever deve ser uma atividade proposta complemente deslocada das atividades de leitura, pois são ações distintas. Ambas são importantes, mas no cotidiano escolar cada uma deve ter seu momento delimitado.

Alternativa 2: Porque a leitura traz a inspiração necessária para a escrita. Portanto, a concepção de escrita ideal é aquela que considera escrever como sendo um dom.

Alternativa 3: Porque alguns professores pedem que seus alunos leiam textos literários com o único objetivo de escrever resumos ou resenhas, sem valorizar o estudo do significado do texto e a não permitem a apreciação do prazer em ler.

Alternativa 4: Porque o objetivo da concepção da escrita como resultado não é a formação de leitores literários e sim a formação de leitores de qualquer texto, não importando sua intencionalidade e seu gênero.

Alternativa 5: Nenhuma das demais opções apresentadas está correta.

Resposta :

Outras perguntas