"A assimilação não se reduz (...) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas" (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.

Fonte: PÁDUA, G. L. D. de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [s. l.], n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.


Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:

I. Piaget possibilitou a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como os seus comportamentos, descrevendo cada estágio do desenvolvimento – da infância à adolescência.

PORQUE

II. Segundo a teoria de Piaget, a escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação da criança e partir deles.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Resposta :

Outras perguntas