O Direito na Antiguidade Oriental, também conhecido como Direito Antigo, nos leva a uma viagem no tempo pelas raízes da justiça humana. As civilizações do Egito, da Mesopotâmia, dos Hebreus, da Grécia e de Roma desenvolveram sistemas jurídicos sofisticados que moldaram a história do direito e influenciaram o mundo até os dias de hoje. Esse direito contribuiu significativamente para o desenvolvimento do direito moderno. Os princípios de justiça, igualdade e proporcionalidade presentes nos sistemas jurídicos antigos continuam a influenciar as leis e os sistemas jurídicos do mundo contemporâneo.

Tendo em vista o Direito na Antiguidade Oriental, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.



( ) Quanto ao Egito, os documentos jurídicos são de aspectos eminentemente práticos, ou seja, é composto por contratos, decisões judiciais, atos administrativos, entre outros, além de documentos que apresentam elementos de Teoria Jurídica.



( ) Os textos jurídicos da Mesopotâmia datam da época do terceiro milênio, sendo o mais antigo o Código de Ur-Nammu, de aproximadamente em 2040 a.C.



( ) O Código de Hammurabi data de aproximadamente 1694 a.C. e é uma das mais importantes fontes históricas jurídicas da época. Atualmente, está exposta no Museu de Louvre.



( ) O princípio de Talião, previsto no Código de Hammurabi, baseava-se em grande parte no princípio de retaliação proporcional, também conhecido como "Olho por olho, dente por dente".

A
V – V – V – V.



B
V – V – F – V.



C
V – V – F – F.



D
F – V – F – F.



E
V – F – V – F.

Resposta :

Outras perguntas