QUESTÃO 8
As pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky procuraram descobrir como a criança consegue interpretar e produzir a escrita antes de escrever ou ler convencionalmente, utilizando situações experimentais com base no método clínico ou de exploração crítica dos estudos piagetianos. Observaram que o processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceitualização que apontam as hipóteses reveladas pelas crianças.


Sobre os níveis de desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir:

I. Hipótese pré-silábica: a criança respeita as hipóteses de quantidade mínima, não menos que três letras, e da variedade, ou seja, não repetem letras.
​II. Hipótese silábica: a criança atribui uma letra para cada sílaba da palavra, reunidas de forma aleatória, sem correspondência com a propriedades sonoras das sílabas, após isso, atribui letras com valor sonoro representando um dos fonemas da sílaba.
III. Hipótese silábico-alfabética: consiste no nível intermediário, divide-se em duas etapas, a primeira ocorre com a diferenciação entre o desenho e a escrita, a criança se utiliza de grafismos que imitam as formas básicas da escrita. Na segunda etapa, a criança atribui letras sem correspondência com seus valores sonoros ou em relação à quantidade de sílabas.
IV. Hipótese alfabética: a criança compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, realizando uma análise sonora dos fonemas das palavras para realizar sua escrita.

​É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II e IV, apenas.

Alternativa 2:
III e IV, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Resposta :

Outras perguntas