Respondido

articulamos todos os nossos conhecimentos adquiridos ao longo da vida numa relação espacial que pode, inclusive, ser distribuída sobre o papel, em noções de vizinhança e proximidade, ordenando os objetos segundo uma escolha própria, para que a representação indique algo referencial para quem o produziu.

Partindo desse princípio, a geografia humanista cultural busca, na sua essência, estabelecer uma leitura que não menospreze os elementos constituintes das formulações mentais do indivíduo, e sim que abra espaço para que o mundo em que o indivíduo se insere




Texto 2
“Por toda a história, os conflitos entre sociedades foi frequentemente expresso por meio da guerra, embora os meios de condução do estado de guerra tenham mudado desde paus e pedras até armas nucleares e venenos químicos. A Cidade-Estado grega de Esparta, do século XV a.C., se organizava em torno do objetivo da guerra, prezando valores marciais e treinando as crianças espartanas para serem soldados. Para os astecas, os humanos viviam contra o pano de fundo da batalha cósmica diária do Sol pelo céu. A cultura do povo Yanomami, da bacia amazônica, tornou-se conhecida pelas descrições antropológicas de suas guerras – conflitos altamente ritualizados e constantes contra os vizinhos permitia que os homens obtivessem mulheres como esposas e também outros recursos necessários para sua sobrevivência material e espiritual.”


“O desenvolvimento tecnológico permeia a história da humanidade, relacionando-se, sobretudo, com a evolução das atividades sociais, políticas e econômicas. No século XIX, por exemplo, a Segunda Revolução Industrial levou ao crescimento das cidades e do capitalismo, que moldou a sociedade no período seguinte. Durante a Guerra Fria, ocorreu a chamada “corrida armamentista”, quando a tecnologia avançou a ponto de preocupar os líderes mundiais, frente à possibilidade de aniquilação total se todo o arsenal fosse utilizado. Munhoz (2020) argumenta que, desde o Projeto Manhattan, liderado por cientistas alemães aprisionados pelos norte-americanos, a tecnologia de guerra avançou, solidificada com o bombardeio atômico no Japão em 1945. Como os Estados Unidos não tiveram seu complexo industrial afetado pelo conflito, a fabricação de produtos de consumo comuns e de materiais bélicos aumentou consideravelmente.”

Os textos apresentam diferentes perspectivas sobre aspectos fundamentais da experiência humana, desde a representação do espaço geográfico até os conflitos sociais e o desenvolvimento tecnológico, fornecendo uma visão abrangente das complexas interações entre sociedade, cultura, ambiente e tecnologia ao longo da história.

Defina o que é globalização e discuta como os conceitos de interconexão global e interdependência conforme abordagem dos textos acima. Os autores ajudam a compreender os desafios e as oportunidades decorrentes desse fenômeno em diferentes esferas da vida contemporânea.

Resposta :

Outras perguntas