Podemos definir como iluminuras medievais, os manuscritos decorados com ouro ou prata, mas tanto no uso comum quanto na terminologia adotada por estudiosos modernos, o termo é usado para se referir a qualquer manuscrito ilustre do comércio. Os primeiros manuscritos iluminados datam do período 400-600, produzidos inicialmente na Itália e no Império Romano do Oriente. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) A maioria dos manuscritos medievais, ilustrados ou não, foram escritos em pergaminho (mais comumente pele de bezerro, ovelha ou cabra), já as mais importantes eram escritas em um tecido chamado de "velino. "

( ) A partir do final da Idade Média, os manuscritos começaram a ser produzidos no papel. Os primeiros livros impressos às vezes eram produzidos com espaços livres deixados em branco para permitir a inserção de miniaturas, ou tinham capitulares iluminados ou decorações marginais, mas a introdução da impressão rapidamente levou ao declínio da ilustração.

( ) Os historiadores das artes as classificam de acordo com os períodos históricos em que foram criados (mas não se limitando a isso): Antiguidade Tardia, Insular, Iluminuras Carolíngios, Iluminuras Otomanas, Manuscritos Românicos e Manuscritos Góticos, embora existam alguns exemplos de períodos posteriores.

( ) Não há imagem na Idade Média que seja uma pura representação. Na maioria das vezes trata-se de um objeto, dando lugar a usos, manipulações, ritos; um objeto que se esconde ou se desvela; que se veste ou se despe, que se beija ou se come.

Assinale a alternativa correta:


a.
V, V, V, V.


b.
V, F, F, V.


c.
F, F, V, V.


d.
F, V, F, V.


e.
F, F, F, F.

Resposta :

Outras perguntas