A compreensão do crescimento e desenvolvimento normais corrobora com o profissional enfermeiro no prognóstico, prevenção e detecção de divergências dos padrões esperados no paciente. O crescimento abrange as mudanças físicas que ocorrem do período pré‐ natal à idade adulta avançada, além de demonstrar tanto o progresso como a degeneração.

Fonte: POTTER, Perry. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN; Guanabara Koogan, 2018.

Com base nos estudos da unidade 1 do livro didático em relação ao ganho ponderal de peso e estatura da criança e a aumento do perímetro cefálico, os quais são acompanhados pelo enfermeiro por meio de registro gráfico na caderneta da criança, avalie as afirmativas a seguir.

I. Do nascimento aos 6 meses de vida, o lactente a cada semana ganha de 200 a 300 gramas, sendo que entre 4 e 7 meses terá o dobro do peso do nascimento. A altura tem um ganho de 2,5 centímetros por mês. O perímetro cefálico aumenta em 5 centímetros a cada trimestre.

II. De 6 a 12 meses, a cada semana o lactente ganha de 85 a 140 gramas, sendo que ao fim do primeiro ano de vida terá triplicado seu peso de nascimento. A altura tem um ganho mensal entre 1 centímetro e 1 centímetro e meio por mês. O perímetro cefálico será aproximadamente de 47 centímetros ao completar o primeiro ano.

III. De 1 ano a 2 anos e meio, a cada mês o bebê ganha aproximadamente 200 a 300 gramas, sendo que ao fim desse período terá quadruplicado seu peso de nascimento. A Altura tem um ganho mensal de 1 centímetro. O perímetro cefálico terá aproximadamente de 49 centímetros.

É correto o que se afirma em:

Resposta :

Outras perguntas