Segundo Corrêa (2003), o espaço urbano é um constructo social, moldado por ações acumuladas ao longo do tempo e executadas por agentes que tanto o produzem quanto o consomem. Esses agentes são entidades tangíveis da sociedade, cujas atividades são influenciadas pela dinâmica de acumulação de capital, pelas mudanças nas necessidades de reprodução das relações de produção e pelos conflitos de classe que delas surgem. Portanto, o autor identifica cinco agentes sociais responsáveis por criar e remodelar a cidade.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Para especialista em desigualdade, covid-19 pode causar colapso social | Eu & | Valor Econômico Mulher lava roupas no lago em torno da Catedral de Brasília e da explanada dos ministérios do Governo Federal — Foto: Michel Filho/Agência
A partir do texto e da imagem, analise as afirmações a seguir:
I. Os grandes proprietários industriais e das grandes empresas comerciais são, em razão da dimensão de suas atividades, grandes consumidores de espaço, pois necessitam de terrenos amplos e baratos que satisfaçam requisitos locacionais pertinentes às atividades de suas empresas.
II. Os proprietários de terras atuam no sentido de obterem a maior renda fundiária de suas propriedades, interessando-se em que as mesmas tenham o uso que seja mais bem remunerado, podendo ser residencial, comercial ou de status.
III. O Estado desempenha um papel complexo e variável na organização espacial das cidades, refletindo a dinâmica da sociedade ao longo do tempo e em diferentes localidades.
IV. Os grupos sociais excluídos veem como possibilidade de moradia os cortiços, os conjuntos habitacionais produzidos pelo Estado e as favelas, bem como as pessoas em situação de rua.

Agora, assinale a alternativa que se refere às afirmações diretamente relacionadas à imagem:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.

Resposta :

Outras perguntas