Atualmente, os estudantes se posicionam cada vez mais sobre aquilo que estão aprendendo e questionam muitas vezes – o que é bom, pois evita-se um tipo de ensino tradicional que observa, descreve e constata (mas que não propõe ação), tal como ocorreu na utilização de métodos em períodos anteriores.

Considerando este excerto, leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

I – Foi a partir da década de 1980 que surgiu a concepção das metodologias ativas, fundamentadas na Psicologia Cognitivista e Construtivista em contraposição ao conservadorismo da aprendizagem passiva ou bancária.

II – Na aprendizagem passiva ou bancária, o professor se prestava a escrever na lousa, ou ler um livro didático e realizar uma exposição oral (aula expositiva), não dando chance aos alunos dialogarem sobre aquilo que aprendiam.

III – Foi a partir da década de 1990 que surgiu a concepção das metodologias ativas, fundamentadas na Psicologia Cognitivista e Construtivista em contraposição ao conservadorismo da aprendizagem passiva ou bancária. IV Na concepção construtivista nada está acabado ou pronto, logo, o conhecimento não se constitui de uma dotação prévia, hereditária ou da reprodução social.

As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:


a)F, F, V, V.


b)V, V, F, V.


c)V, F, F, V.


d)V, F, F, F.


e)F, V, V, V.

Resposta :

Outras perguntas