dannikolbe
Respondido

O publicitário Paulo Peregrino tinha um linfoma não Hodgkin – câncer que ataca os glóbulos brancos do sangue, também chamados de linfócitos – e estava prestes a ser encaminhado para cuidados paliativos, pois já havia se submetido a 45 quimioterapias nos últimos anos, sem que houvesse melhora do quadro. Ele foi, então, selecionado para um tratamento desenvolvido pelo Hemocentro de Ribeirão Preto e pelo CTC-USP (Centro de Terapia Celular da Universidade de São Paulo), em parceria com o Instituto Butantan. O método, chamado de CAR-T, envolve o redirecionamento da atividade natural de uma célula de defesa, chamada de célula T, utilizando a expressão do receptor de antígeno quimérico (CAR, na sigla em inglês).

Terapia que eliminou câncer de homem em 30 dias reprograma as células de defesa do corpo; entenda. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2024.

Com base nos conhecimentos adquiridos no livro sobre terapia CAT-T, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na terapia com células CAR-T, após a infusão nos pacientes dos vetores retrovírus modificados com a proteína T, quando em contato com células cancerígenas, reconhecidas pela expressão da proteína alvo, se ligam a essa proteína.

PORQUE

II. O contato ativa as células tipos T projetados com a adição do receptor CAR, inseridos pelo vetor, levando à destruição das células cancerígenas pelo sistema imunológico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas

Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:As asserções I e II são proposições falsas.

Resposta :

Outras perguntas