Texto 1
O brincar é a atividade principal para as crianças,porque dá a elas o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores,conhecer a si,aos outros e o mundo,de repetir ações prazerosas,de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os problemas e criar. O brincar atualmente é concebido como um 'Direito' essencial, garantido em legislações, dentre elas a Declaração Universal dos Direitos da Criança,1959; o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n°8.069); entre outras,citadas em nossos estudos na Unidade 3. Neste sentido, para garantir que as crianças tenham esse direito e seu pleno desenvolvimento, as Diretrizes Curriculares Nacionais Curriculares para a Educação Infantil - DCNEI trazem eixos norteadores da Educação Infantil as interações e a brincadeira.
As práticas pedagógicas devem garantir experiências que:
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
- Favorecem a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão:gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- Possibilitem as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;[...]
- Proporcionem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras; projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
Texto 2
O parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE no.20,de 11 de novembro de 2009,fixado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), também, traz orientações em relação ao espaço para as brincadeiras na educação infantil,inseridas nos objetivos dessa etapa educacional.
ART.8o. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito à proteção,à saúde, à liberdade, à confiança,ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Na escola há uma lógica de tempo e espaço organizado pelos adultos, essa lógica muitas vezes é conteudista, de um modo que as brincadeiras e a ludicidade aparecem apenas como estratégia de aprendizagem. É necessário que os tempos e espaços sejam planejados de modo a garantir que as várias linguagens, a brincadeira e as interações estejam articuladas entre si.
Com base nos estudos acima, apresente um relato de no mínimo dois parágrafos, mencionando como a escola pode organizar espaços significativos para as crianças onde elas possam brincar e ter relações mais qualitativas entre seus pares e o ambiente e, também, ter seu direito ao brincar garantido?

Resposta :

Outras perguntas