A área da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem é chamada de Logística Reversa. Genericamente ela pode ser classificada em duas formas: logística reversa pós-venda e pós-consumo. Na logística reversa pós-venda, os produtos voltam para o fabricante por uma série de razões, como razo de validade expirado, erros de expedição, algum problema de mau funcionamento, defeito ou garantia. A logística reversa pós-consumo ocorre quando o produto já foi utilizado em sua totalidade ou parcialmente, para doação, desmanche ou doação de componentes e etc.
A confeitaria Madah doces artesanais fabrica bolos, tortas e doces finos sob encomenda e à pronta entrega. Com a proximidade do Natal e sabendo que a demanda de seus produtos aumenta consideravelmente, sua proprietária decidiu comprar e estocar alguns itens que são muito usados para os bolos, panetones e tortas do final de ano, visando aproveitar os preços atuais das matérias primas. Ocorre que a empresa recebeu um lote de leite condensado e, antes de usá-lo, percebeu que algumas caixas estavam com a data de validade próxima do vencimento e diante disto decidiu devolver o lote que se encontrava nessas condições e pedir a sua troca, no que foi prontamente atendida pelo fabricante. Lembrando-se que a ocasião natalina remete à solidariedade entre as pessoas, a empresária resolveu também doar uma parte da sua produção para um orfanato de crianças desamparadas.
A respeito da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I – O pedido de devolução do leite condensado é caracterizado como um caso de logística reversa de pós-venda, já que o produto não chegou a ser utilizado por apresentar uma data de validade que não atendia às expectativas do cliente.
II - O pedido de devolução do leite condensado é um caso típico de logística reversa de pós-consumo.
III - A confeitaria não tem a opção de devolver o produto com data de validade próxima do vencimento já que comprou para estocar.
IV – A doação de parte da produção para o orfanato caracteriza um caso típico de logística reversa pós-venda.
É correto o que se afirma em
a. I e IV, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.

Resposta :

Outras perguntas