A criminologia é de vital importância para a sociedade em dois importantes aspectos, o aspecto preventivo e o aspecto combativo. É importante que a sociedade cobre de maneira consciente a reformulação do sistema penal sempre que ele começar a apresentar falácias que o impeçam de cumprir a sua função primordial, que é proteger os indivíduos de bem. A criminologia é, portanto, uma das principais aliadas na defesa dos direitos e deveres dos cidadãos.Sobre a criminologia moderna, analise as afirmativas a seguir:I. Ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
II. É uma ciência empírica e normativa que fundamenta a investigação de um delito, de um delinquente, de uma vítima e do controle social a partir de fatos gerais e abstratos apreendidos mediante o método indutivo experimental de observação.
III. Ocupa-se, como ciência causal-explicativa-normativa, em estudar o homem delinquente em seu aspecto antropológico, estabelece comandos legais de repressão à criminalidade e despreza, na análise empírica, o meio social como fatores criminógenos.
IV. Possui como objeto de estudo a diversidade patológica e a disfuncionalidade do comportamento criminal do indivíduo delinquente e produz fundamentos epistemológicos e ideológicos como forma segura de definição jurídico-formal do crime e da pena.É correto o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III, apenas.
C) I, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) III e IV, apenas.

Resposta :

Outras perguntas