O diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes envolve uma abordagem multidisciplinar e inclui uma combinação de testes clínicos e imunológicos. Dentre os testes imunológicos, o teste de FAN (fator antinuclear) ou ANA (anticorpo antinuclear) é empregado para triagem e pesquisa de autoanticorpos. Para concluir o diagnóstico após um resultado de FAN positivo, a pesquisa de autoanticorpos específicos deve ser realizada.
Fonte: ABBAS, AK; LICHTMANN, AH; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Figura 1. Deformidades em botoeira e em pescoço de cisne característicos de determinada doença autoimune.
Considerando o imunodiagnóstico das doenças autoimunes e a Figura 1, avalie as afirmativas a seguir:
I. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que acomete as articulações podendo causar deformações como as mostradas na Figura 1.
II. As deformações articulares mostradas na Figura 1 também podem ocorrer em indivíduos com lúpus eritematoso sistêmico.
III. Detectado em cerca de 70% dos pacientes, o anticorpo contra peptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP) é um marcador específico para artrite reumatoide.
IV. O fator reumatoide, autoanticorpo dirigido contra regiões constantes das moléculas de IgG (anti-IgG), é um marcador específico da artrite reumatoide, presente em 80% dos casos.
V. Pesquisa de anticorpos antinucleares (FAN) em células HEp2 (células humanas de adenocarcinoma cervical) permite, por meio da visualização do padrão de fluorescência, o diagnóstico da artrite reumatoide.
É correto o que se afirma em:

Resposta :

Outras perguntas