“O ensino de Língua Portuguesa vê-se levado a promover novas práticas pedagógicas que contemplem os atuais letramentos demandados pelas práticas que renovam e inovam as relações sociais e instalam conflitos entre as gerações” (Rojo; Moura, 2012, p. 152). Fonte: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Com base no excerto anterior sobre novas práticas pedagógicas, coloque-se no lugar de um professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos Anos Finais (7º ano) e realize a atividade a seguir.

1° ETAPA Para o contexto educacional mencionado anteriormente — você é professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos Anos Finais (7º ano) —, crie um jogo em que o aluno montará alguns quebra-cabeças de gêneros textuais. Isto é, você terá que escolher três textos de gêneros textuais diferentes, no mínimo, cada um com a suas características, e criar um jogo de quebra-cabeças, em que você desmontará os gêneros textuais escolhidos em partes para que posteriormente o aluno leia e junte as partes adequadas na ordem correta. Você poderá utilizar gêneros textuais autênticos (do mundo real/verdadeiros), desde que sejam devidamente referenciados. E você deverá registrar como o jogo ficou pronto com fotos (caso seja feito manualmente), prints de tela (caso seja feito em alguma ferramenta do computador).
2° ETAPA Nesta etapa, você deve produzir um texto, que deve vir no template do MAPA em seguida da sua atividade da ETAPA 1. Esse texto será uma resposta argumentativa para a seguinte pergunta: qual é a importância de inserir gêneros digitais na escola para o processo de letramento? A resposta deve ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 linhas.​

Resposta :

Outras perguntas