Maushiji
Respondido

Av - Subst. 2 - Campos de Experiências e Prática Educativa - 11/06/2024

1) Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, foca o olhar e orienta as práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento do pensamento e linguagem infantil, sendo primordial nesse processo a escuta das crianças desde bebês, portanto, sua observação visando captar todas as formas de expressão que revelam seus pensamentos. Nesse processo, a mediação do educador é fundamental, pois este acolherá as demandas infantis e planejará ações pedagógicas visando auxiliar o desenvolvimento das crianças e a superação dos desafios, sendo, portanto, um parceiro da criança em seu caminhar. Tendo como referência a educação infantil como espaço promotor do desenvolvimento da linguagem, como orienta a BNCC (BRASIL,2017), julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) As vozes das crianças bem pequenas precisam ser escutadas no dia-a-dia, pois no encontro com o grupo, formulam a construção das suas histórias grupais e pessoais.
( ) A criança bem pequena é também corporal, precisa manusear, sentir e então imaginar e construir suas percepções.
( ) No cotidiano da educação infantil as crianças pequenas aprendem espontaneamente, não sendo preciso o apoio do adulto na condução pedagógica.
( ) O educador precisa observar como as crianças pensam visando planejar ações que potencializem suas hipóteses rumo a novas aprendizagens. Assinale a alternativa que apresenta a sequência *CORRETA*.

Alternativas:

a) V – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V – V – F – V.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – V.

2) O Campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” contemplam aprendizagens que englobam os movimentos e a expressão corporal, ou seja, práticas educativas que demandam habilidades corporais e o desenvolvimento da comunicação pela expressão corporal e gestual. Na educação Infantil as práticas educativas tem como eixos estruturantes o brincar e as interações e o planejamento intencional das ações educativas deve estimular as habilidades e competências relacionadas a esse campo de experiência. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I - A prática pedagógica na educação deve ser lúdica e se conectar aos campos de experiências propostos pela BNCC (BRASIL, 2017), de forma contextualizada e promovendo habilidades e competências corporais e expressivas.
II – Na Educação Infantil devemos estimular as atividades de autocuidado como a escovação de dentes, organização da mochila, arrumação dos brinquedos, entre outros, como forma de promover habilidades e competências corporais.
III - Na Educação Infantil devemos promover desafios nas interações lúdicas, pelas brincadeiras coletivas, pois o interesse em estar em grupo e ser capaz são elementos que estimulam a aprendizagem e a expressão infantil.

Considerando as informações apresentadas quanto a importância de se estimular o movimento e as interações no cotidiano da Educação Infantil, como prevê a BNCC (BRASIL, 2017), é correto o que se afirmar em:

Alternativas:

a) I, II e III.
b) II e III apenas.
c) I e III apenas.
d) I apenas.
e) III apenas.

3) Na Educação Infantil, Maria Montessori confiava que a criança tem condições de desenvolver suas potencialidades sem a ajuda dos adultos desde que sejam estimuladas, portanto, as salas de aula devem apresentar o material organizado pelo espaço, conforme a proposta de aprendizagem. Nesse sentido, Maria Montessori propunha como eixos de aprendizagem a vida prática, a psicomotricidade, a vida sensorial e um canto para leitura. Tendo como a importância atribuída a experiência na Pedagogia Montessoriana, ou seja, sua ligação com a realidade, com a vida, destacando que a experiência possibilita o contato com os objetos e o ambiente, favorecendo a aprendizagem, analise as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Dentro da visão montessoriana, a organização espacial e a disposição dos materiais visam o desenvolvimento do autocontrole e a capacidade de decisão, principais objetivos da aprendizagem, assim como a autonomia.
( ) Montessori confiava que a criança não tem condições de desenvolver suas potencialidades sem a ajuda dos adultos, portanto, as salas de aula devem apresentar o material organizado pelo espaço, conforme a proposta de aprendizagem e o adulto sempre dirigindo o educar.
( ) O professor é o organizador do espaço para que a autonomia se consolide, assim, cada material tem um foco específico e deve estar organizado num espaço que promova a liberdade em sua interação favorecendo a autonomia da criança.
( ) A Proposta educacional de Montessori respeita as potências de cada criança, partindo dos sentidos como caminho para as aprendizagens com liberdade e autonomia, respeitando a personalidade de cada indivíduo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a) V – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V – V – F – V.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – V.

Resposta :

Outras perguntas