A Grécia contribuiu de modo único para o Ocidente. Isto é patente no campo da filosofia (no caso em estudo, da filosofia política) e no sistema político e formas de governo. Um dos maiores legados que ainda hoje se revela marcante é a democracia (demos: povo kratos: governo). Assim, a coisa pública, a política, constituía afazeres de todo cidadão livre. A democracia ateniense trouxe à tona o debate público. Isto proporcionou ao cidadão grego a especulação intelectual e, como consequência, o questionamento do sistema político, do Direito e do próprio Estado (recomenda-se vivamente, para quem pretende aprofundar o tema, Antígona, de Sófocles). Temos como resultado livros que são importantes para nossa disciplina até os dias de hoje (tais como A República, de Platão, e A Política, de Aristóteles). Muito embora seja comum diversos autores atribuírem à Grécia o título de berço da democracia, é certo que o chamado "governo do povo" é um conceito que mudou significativamente com o passar dos séculos, que separam os gregos dos modernos. No trecho que serve de texto-base, vemos a referência ao conceito de "cidadão", um dos diversos pontos chave de diferença entre a noção grega de democracia e a noção moderna, pois: Escolha uma: a. Nas cidades-estados gregas o conceito de cidadão era bastante restrito, excluindo mulheres, estrangeiros, não proprietários de terra, escravos e outros grupos que não atendiam às exigências da lei. Por essa razão, o espaço público de deliberação era restrito a poucos sujeitos que, de fato, ostentavam o título de Cidadão. B. O conceito de cidadão abrangia somente as pessoas nascidas no território da cidade-estado em questão. Mas, todo sujeito nascido no território era considerado cidadão, não importando se seus pais fossem estrangeiros ou escravos, e se o sujeito fosse do sexo masculino ou feminino. C. O conceito de cidadão grego permitia com que mesmo estrangeiros de passagem pelo território, como viajantes ou turistas, decidissem os rumos da cidade em conselhos organizados em praça públic

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