O desenvolvimento e o uso de marcadores moleculares para a detecção e a exploração dos polimorfismos do DNA constituem um dos avanços mais significativos no campo da genética molecular. Isso se deve ao fato de que a utilização de marcadores localizados no DNA fornece um número praticamente ilimitado de informações distribuídas aleatoriamente ao longo do genoma. Com relação aos marcadores moleculares, ANALISE as assertivas a seguir:
I. O ISSR é uma técnica baseada em SNPs que envolve a amplificação de fragmentos de DNA presentes em uma distância amplificada entre dois SNPs.
II. O polimorfismo de nucleotídeo único é um tipo de marcador que detecta os polimorfismos específicos e as diferenças em uma única posição no genoma.
III. O AFLP se baseia na amplificação seletiva por PCR de fragmentos de restrição gerados por enzimas de restrição específicas e ligados a adaptadores oligonucleotídeos.
IV. Os polimorfismos RAPD resultam da variação da sequência nos locais de anelamento do primer e/ou da variação de comprimento da sequência-alvo situada entre os locais de ligação do primer.
V. Os microssatélites constituem mais um tipo de marcador em que longas sequências que se repetem em um número variável no genoma podem ser amplificadas.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
IV e V, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, IV e V, apenas.

Resposta :

Outras perguntas