"Na revolução científica do século XVII, ocorreu a substituição da teoria geocêntrica, que foi aceita durante mais de vinte séculos. A nova teoria heliocêntrica não retirou apenas a Terra do centro do universo, mas também esfacelou uma construção estética, que ordenava os espaços e hierarquizava o mundo superior dos Céus e o mundo inferior e corruptível da Terra."

Acerca da mudança de paradigma na Modernidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A mudança da concepção geocêntrica para a heliocêntrica se dá em bases empíricas, através da observação objetiva da realidade.

b)
A mudança da concepção heliocêntrica para a geocêntrica se dá em bases empíricas, através da observação objetiva da realidade.

c)
A mudança da concepção geocêntrica para a heliocêntrica se dá em base teórica e inteligível, através da observação objetiva da realidade.

Alternativa assinalada
d)
A mudança da concepção geocêntrica para a heliocêntrica se dá em bases empíricas, através da observação subjetiva da realidade.

e)
A mudança da concepção geocêntrica para a heliocêntrica se dá em bases empíricas, através da observação objetiva das ideias.

2)
Leia o trecho abaixo:



[...] tudo é permitido se Deus não existe e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. [...] Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.

Acerca do pensamento de Sartre, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Sartre defendeu a Filosofia do engajamento, ou seja, devemos agir pois somos livres para agir, mas sempre pensando na situação do outro em nossas existências.

b)
Sartre defendeu a Filosofia do engajamento, ou seja, devemos agir pois somos condenados a agir somente de uma forma, mas sempre pensando na situação do outro em nossas existências.

c)
Sartre defendeu a Filosofia do desengajamento, ou seja, devemos agir pois somos livres para agir, mas sempre pensando na situação do outro em nossas existências.

Alternativa assinalada
d)
Sartre defendeu a Filosofia do engajamento, ou seja, devemos agir pois somos livres para agir, independente dos outros.

e)
Sartre defendeu a Filosofia do engajamento, ou seja, devemos agir pois somos livres para agir, mas sempre pensando na situação de Deus em nossas existências.

3)
Leia o trecho abaixo:



“É com boa razão, diz Sancho ao cavaleiro narigudo, que pretendo julgar de vinhos: esta é uma qualidade hereditária em nossa família. Dois de meus parentes foram certa vez chamados a opinar sobre um barril de vinho supostamente excelente, pois era antigo e de boa safra. Um deles o saboreia, considera e, após madura reflexão, declara que o vinho é bom, não fosse por um ressaibo de couro que percebera nele. O outro, depois de usar as mesmas precauções, também dá veredicto favorável ao vinho, com a ressalva de um gosto de ferro que facilmente distinguira ali. Não pode imaginar o quanto ambos foram ridicularizados por seus juízos. Mas quem riu por último? Esvaziado o barril, encontrou-se no fundo dele uma velha chave de ferro presa a uma correia de couro.”

Podemos dizer que David Hume é:

Alternativas:

a)
Um pensador Metafísico, que valoriza a razão e a lógica.

b)
Um pensador Cético, que valoriza o hábito e o costume.

c)
Um pensador Político, que valoriza a liberdade e empoderamento.

d)
Um pensador Metafísico, que valoriza a ação e reação.

e)
Um pensador Ético, que valoriza a razão e a lógica.

Alternativa assinalada
4)
Leia o trecho abaixo:



"O desenvolvimento não é um mecanismo cego que age por si. O padrão de progresso dominante descreve a trajetória da sociedade contemporânea em busca dos fins tidos como desejáveis, fins que os modelos de produção e de consumo expressam. É preciso, portanto, rediscutir os sentidos. Nos marcos do que se entende predominantemente por desenvolvimento, aceita-se rever as quantidades (menos energia, menos água, mais eficiência, mais tecnologia), mas pouco as qualidades: que desenvolvimento, para que e para quem?"

Assinale a alternativa correta acerca do pensamento de Kant:

Alternativas:

a)
Kant é um pensador representante do Ceticismo Metodológico.

b)
Kant é um pensador representante do Niilismo Moderno.

c)
Kant é um pensador representante da Filosofia Crítica.

Alternativa assinalada
d)
Kant é um pensador representante da Filosofia Negacionista

e)
Kant é um pensador representante da Filosofia Acrítica.

Resposta :

Outras perguntas