o jugo de relações entre a tradição e a trusleridade. Aparentemente dispares, eses dois unversos o tradicional e o modemo-se postos em diálogo pelos movimentos da histëria, tendo como resul tado, ao mesmo tempo, a incorporação e a reinvenção de géneros literários formulados em outros mundos. Assim como o tomanice, associado à modernidade, teve a sua estrutura revitalizada pelos es critores africanos, o conto encontrou grandes afmidades no conjunto das matrizes culturais africanas graças aos vinculos desse gênero com a tradição oral, presente também entre as sociedades africanas

Vista pela maioria de seus autores como uma prática de insub missão ao regime colonial e ao código hierárquico que era impos to, a atividade literaria nos países africanos de língua portuguesa articulava-se ao resgate dos chamados "bens de raiz e à negação de elementos associados à cultura do invasor. Era preciso investir na recuperação dos dados culturais representativos da ordem esti lhaçada pelo colonialismo europeu e recolocar os valores da terra na pauta de combate à alienação. Com sua estrutura orientada pela brevidade, o conto propicia

também uma ponte com as narrativas tradicionais classificadas como lendas, mitos ou mesmo contos Tais narrativas integram a vida comuni tária e guardam um compromisso peda- gógico, efetivado na transmissão de ge ração em geração de uma sabedoria que não se devia perder. Essa confiança na palavra foi importante para a insistência na aproximação entre oralidade e escri ta que podemos perceber nas literaturas africanas. A oralidade é um pilar do pa trimônio cultural de vários povos em vá rios continentes, e na Africa revela toda sua potência de preservação e transfor mação dos saberes e das narrativas.
faça um resumo no mínimo 10 linhas ​

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