A estratégia organizacional procura soluções para as exigências que o mercado altamente competitivo apresenta e deve ser baseada em dois tipos de análise: ambiental e organizacional. A análise ambiental verifica as oportunidades que devem ser aproveitadas e as ameaças que se deverá evitar ou neutralizar, enquanto a análise organizacional verifica os pontos fortes e fracos da organização, que habilidades, que capacidades existem ou, ainda, são necessárias implementar, corrigir ou melhorar.


COSTA, Waldeciria Souza da; SILVA, Patrícia Rodrigues da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: UniCesumar, 2019.


Com base nessa concepção, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Práticas participativas de gestão elevam o grau de dependência das pessoas com os seus gestores diretos, sendo identificadas, então, como pontos fracos ao se realizar a análise ambiental, devendo, assim, serem eliminadas.

Alternativa 2:
As discussões a respeito de estratégias encontram suporte na adoção, pelas organizações, de modelos de negócios mais tradicionalistas, capazes de mitigar os problemas ambientais, melhorando a imagem pública da organização.

Alternativa 3:
Cada vez mais, as organizações têm se voltado a utilizar ferramentas de gestão de pessoas que se alinham, conceitualmente, a um RH de perspectiva legal e trabalhista, evitando-se, assim, contratempos posteriores em relação aos seus fatores internos.

Alternativa 4:
As análises ambiental e organizacional permitem à organização adotar estratégias tanto mais flexíveis e ágeis quanto exigir as mudanças ambientais, o que demandará o envolvimento global da organização para o delineamento do modelo de negócio.

Alternativa 5:
As análises ambiental e organizacional são ferramentas que fornecem à alta cúpula organizacional informações importantes sobre o seu negócio, não sendo necessário, assim, o envolvimento de pessoas dos demais níveis hierárquicos para a constituição da missão da organização.

Resposta :

Outras perguntas