Em casos de transfusão sanguínea, os sistemas ABO e Rh são importantes. Dessa forma, é aconselhado que os pacientes receptores de sangue recebam de grupos idênticos. Porém, em casos de extrema emergência, doadores de outros tipos também podem ser recrutados, desde que haja compatibilidade com o receptor. Os anticorpos no plasma do doador, normalmente, não são levados em conta, pois, em geral, não levam a reações transfusionais.

BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Sendo assim, sobre a genética dos sistemas ABO e Rh em humanos, analise as afirmativas a seguir.


I. No Sistema ABO, o alelo IA especifica a produção do antígeno A, enquanto o alelo IB especifica a produção do antígeno B e o alelo não produz antígenos.
II. Os alelos IA, IB e são codominantes e expressados igualmente, sendo os fenótipos reconhecidos pelos tipos sanguíneos A, B, AB e O.
III. Quando um doador de sangue for do grupo sanguíneo O, não existe reação de aglutinação pelo fato de não existirem antígenos A e B, sendo denominado “doador universal”.
IV. A condição principal para o desenvolvimento da Doença Hemolítica Perinatal é a mãe ser Rh positiva e o bebê Rh negativo.


Está correto o que se afirma em:

a.
I e III, apenas.

b.
II e IV, apenas.

c.
I e IV, apenas.

d.
III e IV, apenas.

e.
II e III, apenas.

Resposta :

Outras perguntas