Respondido

Tati Bernardi lança seu primeiro livro para crianças, inspirado na filha Rita



Muitos adultos gostam das histórias que a escritora Tati Bernardi conta – ela já publicou livros, escreve colunas no jornal [...]. Para ter tantas ideias assim, Tati observa o cotidiano dela e das pessoas ao seu redor, e assim consegue inventar coisas que parecem de mentira, mas têm um fundo de verdade (isso se chama “autoficção”).



Foi reparando no jeito de sua filha Rita brincar que Tati criou “O Mundo É de Todo Mundo”, seu primeiro livro escrito para crianças. “O livro é 100% inspirado na minha filha. E a menininha se parece com ela. [...]”, conta Tati.



A história começa com Margarida no parquinho, brincando no balanço. Ela adora ficar ali, mas chega uma hora em que precisa sair, para que outras crianças também brinquem. Margarida não fica nada feliz com isso [...] – ela queria o balanço só para ela.



Situações parecidas vão acontecendo ao longo de “O Mundo É de Todo Mundo” [...]. “Essa história acontece diariamente com a Rita. Ela é filha única, um tantinho mimada, e às vezes eu preciso lembrá-la que é importante dividir, esperar, ter paciência [...]”, diz Tati.



E não são só as crianças que passam por isso, na opinião da escritora – os adultos também precisam ser lembrados às vezes de que o mundo não é só deles, ela acredita.



“[...] A gente precisa lembrar que é único e maravilhoso e ao mesmo tempo que todo mundo também é único e maravilhoso. Parece confuso, não?”.



No livro, tudo muda para Margarida quando ela tem um encontro surreal com um novo personagem.



FRANCO, Marcella. Tati Bernardi lança seu primeiro livro para crianças, inspirado na filha Rita. 2023. In: Folhinha. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2023. Fragmento.



Nesse texto, no trecho “‘Parece confuso, não?’” (6º parágrafo), o ponto de interrogação foi utilizado para
fazer um convite ao leitor.
indicar uma dúvida do autor.
marcar um diálogo com o leitor.
sugerir uma ironia do autor.

Resposta :

Outras perguntas