Filosofia e Educação -Questionário:
1- No início do texto é descrita a situação do prisioneiro que observa imagens diante de si, você diria que estas imagens são verdade? E Platão, o autor do texto, diria que estas imagens são verdade?
R:

2- Após explicar como é a vida dentro da caverna, Platão propõe através da fala de Sócrates, que pensemos na fuga de um dos prisioneiros da caverna. O que acontece quando este prisioneiro se vê diante da claridade do mundo fora da caverna? Qual é a primeira sensação que ele tem? Por que isto ocorre?
R:

3- O autor afirma que o fugitivo da caverna, após ver o mundo fora da cavernal, opta por voltar e buscar seus companheiros. Segundo sua leitura, que fato leva este fugitivo a voltar ao interior da caverna? Para lhe ajudar a responder esta questão, seria interessante lembrar da postura assumida pelo personagem principal do filme Sócrates, diante dos demais cidadãos de Atenas.
R:

4- Ao retornar à caverna o prisioneiro se depara com um desafio muito difícil: ele não percebe mais o mundo da mesma forma que seus colegas. Que implicações isso traz para a forma como ele é visto por aqueles que permaneceram na caverna? Para responder a esta pergunta lembre-se do julgamento de Sócrates representado no filme indicado nesta unidade.
R:

5- Agora que você já leu todo o texto, volte a ele e busque perceber o papel que o conhecimento tem na história proposta. Neste contexto, o que significaria o ato de aprender?
R:
6- Tendo em vista todos os acontecimentos vividos pelo personagem principal do mito, como podemos pensar o papel do filosofo na narrativa de Platão?
R:

Resposta :

Outras perguntas